Censo dos Grupos de pesquisa da UFES

São 424 grupos de pesquisa registrados formalmente na instituição. A atuação de estudantes nos grupos de pesquisa na UFES aumentou 58% nos últimos 4 anos.

Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica. Há o envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa no qual o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

Grupos de Pesquisa são as unidades básicas para o planejamento e o acompanhamento das atividades de pesquisa na UFES e definem-se por abrangerem linhas de pesquisa definidas no interior de uma área de conhecimento. As atividades de pesquisa na instituição, individuais ou integradas, estarão inseridas em grupos de pesquisa previamente cadastrados.

São considerados grupos de pesquisa cadastrados na PRPPG, os Grupos de Pesquisa da UFES registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) e certificados pela UFES.

O CNPq divulgou Censo 2014 dos grupos de pesquisa de todo Brasil. Entre 2010 e 2014, o número de grupos de pesquisa registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil aumentou cerca de 27%, enquanto na UFES este crescimento chegou a 58%. A Figura 1 mostra o crescimento do número de grupos de pesquisa desde 2000, quando foi inciada a operação do Diretório de Grupo.

A Figura 2 mostra a distribuição dos grupos nas diversas áreas do conhecimento. As áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas possuem o maior número de grupos de pesquisa registrados na instituição (22 % e 19%, respectivamente). As áreas de Ciências de Saúde, Exatas e da Terra e Engenharia/Computação aparecem logo em seguida, com 14%, 12% e 10% dos grupos de pesquisa da instituição, respectivamente. As áreas de Linguística, Letras e Artes, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias estão associadas a 9%, 8% e 4% dos grupos de pesquisa, respectivamente.

A Figura 3 mostra a distribuição de estudantes nos grupos nas grandes áreas do conhecimento. È interessante observar que apesar da área de Ciências Agrárias possuir o menor número de grupos de pesquisa em relação às outras, a área é responsável por cerca de 11% do número de estudantes envolvidos em grupos de pesquisa na instituição. Este comportamento indica a existência de grupos de maior porte, envolvendo maior número de estudantes e pesquisadores. A mesma tendência é observada para as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas.

A maioria dos estudantes vinculados a grupos de pesquisa é de mulheres, cerca de 59%. A Figura 4 mostra a titulação dos estudantes vinculados, que em sua maioria são graduados ou em graduação. Considerando todas as universidades brasileiras, o número de estudantes atuando em grupos de pesquisa no Brasil aumentou cerca de 43% nos últimos 4 anos, e 198% nos últimos 10 anos (Figura 5). Na UFES, o aumento foi de 58%, nos últimos 4 anos, e 290% nos últimos 10 anos (Figura 6). Estes números apontam o crescimento das atividades de pesquisa na instituição, indicando a gradual consolidação da pesquisa na instituições e a crescente participação de estudantes de graduação e pós-graduação.

A Figura 7 mostra a distribuição dos grupos de pesquisa e estudantes de cada subárea de conhecimento dentro das grandes áreas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Engenharia/Computação, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas, respectivamente.

Todos os dados apresentados aqui foram extraídos do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil.

Instruções para criar ou registrar um grupo de pesquisa na instituição podem ser encontradas em: http://www.prppg.ufes.br/grupos-de-pesquisa-cnpqufes