Chamadas Públicas relacionadas com o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD

CNPq e British Council lançam chamada do programa Institutional Links para apoio a Sítios PELD. A chamada utilizará recursos do Fundo Newton em projetos de cooperação com o Brasil no âmbito do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD. O programa Institutional Links, operado pelo Fundo Newton, aceita propostas para um conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio que podem ser realizadas por um período de até dois anos.

O programa é destinado a estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos).

A chamada visa incentivar parcerias entre instituições brasileiras e britânicas de ensino superior e/ou pesquisa dentro do tema de ecologia de ecossistemas e a geração de capacidades e metodologias para gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.

Esta chamada financiará até seis propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento mínimo de £ 35.000 (trinta e cinco mil libras esterlinas) e máximo de até £ 70.000 (setenta mil libras esterlinas). 

Cada proposta deve ter um proponente brasileiro e outro proponente do Reino Unido, e ser submetida conjuntamente no site global do British Council e no site do CNPq (o componente Fundo Newton deverá ser mencionado na apresentação de propostas da chamada PELD).

Somente propostas aprovadas na Chamada PELD 2016 que tenham aplicado para o componente Fundo Newton serão avaliadas pela equipe científica do British Council no Reino Unido, no âmbito da chamada do Institutional Links. 

PELD 

O programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração é uma ação do CNPq que tem por objetivo manter no Brasil uma rede de centros de pesquisa de referência na área de ecologia de ecossistemas. No PELD, busca-se a produção de conhecimento científico de forma integrada às demandas da sociedade, visando aplicação de resultados em temas interesse social, como subsídios para a tomada de decisão em gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.

Para saber mais acesse: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/institutional-links-cnpq-peld-2016

 

As Chamadas

As duas chamadas estão vinculadas entre si, como descrito a seguir:

  • Para dar continuidade aos trabalhos de um sítio já existente ou criar um novo sítio PELD, é necessário enviar proposta à chamada do CNPq.

  • Para obter apoio a um projeto de cooperação Brasil/Reino Unido relacionado a um sítio PELD, é necessário encaminhar proposta para a chamada do British Council. Mas isso não pode ser feito de forma isolada, é preciso que haja correspondência com uma proposta de sítio PELD. O projeto de cooperação só poderá ser aprovado caso seja aprovada também a proposta de sítio PELD parceiro.

  • Mais informações sobre o componente Fundo Newton de cooperação internacional podem ser encontradas no Anexo II que acompanha a Chamada 15/2016 disponível no portal do CNPq.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) O que é um sítio PELD?

Um sítio PELD pode ser definido como o conjunto de locais de amostragem de um projeto PELD, que define uma área (ou sítio) de referência para a pesquisa a ser desenvolvida. Como os projetos PELD possuem uma forte referência aos ambientes/ecossistemas que são os seus objetos de estudos, o termo ¿sítio¿ é utilizado para denominar o projeto de pesquisa como um todo. Assim, um sítio PELD é um projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq no âmbito do programa PELD.

2) Como faço para criar um sítio PELD

Neste momento, para criar um Sítio PELD o pesquisador deverá concorrer e ter sua proposta de pesquisa aprovada na Chamada CNPq/Capes/FAPs/BC-Fundo Newton/PELD nº 15/2016.

3) Preciso submeter proposta em um dos sítios existentes ou posso enviar uma proposta de sítio novo?

A Chamada é aberta para propostas de novos sítios, assim como para propostas de sítios já existentes.

4) A minha instituição é elegível?

Para ser elegível, a instituição deve ser pública ou privada sem fins lucrativos, ter na sua missão/objetivos o desenvolvimento de pesquisa científica, e ser cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq. Para saber se a sua instituição já é cadastrada ou solicitar inclusão, acessar o Diretório de Instituições(link is external) na Plataforma Lattes, disponível no portal do CNPq.

5) É possível enviar proposta apenas na Chamada do Conselho Britânico?

Não. Neste caso, para concorrer aos recursos do Conselho Britânico, é necessário ter enviado proposta também para a chamada do CNPq.

6) Desejo submeter proposta prevendo participação da FAP do meu estado no financiamento do projeto. O que devo colocar no orçamento específico para a FAP?

Para elaborar o orçamento específico, é importante que o proponente se informe junto à FAP sobre quais itens são financiáveis neste cofinanciamento. Deve-se observar que existe um valor máximo a ser respeitado para o orçamento da FAP, de R$ 200.000,00. O orçamento deve ser acompanhado de uma justificativa da importância dos recursos adicionais do ponto de vista do desenvolvimento da pesquisa e das contribuições técnico-científicas para o estado, conforme item 4.2 da Chamada.

7) Há a obrigatoriedade do envolvimento de algum Programa de Pós-graduação?

Sim, podendo ser um programa lato ou stricto sensu.

8) Qual o prazo mínimo e máximo para a duração dos projetos?

O prazo de execução dos projetos é de 48 meses. Vale observar que os recursos devem ser desembolsados pelo CNPq em quatro parcelas anuais, conforme disponibilidade orçamentária.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910