CNPq lança chamada para cotas institucionais de bolsas de Doutorado Acadêmico para Inovação

Ao todo, serão 200 bolsas concedidas

Com o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança o Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) por meio de chamada de seleção de propostas. A chamada visa fomentar a cooperação das ICTs com empresas por meio do envolvimento de alunos de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial.

O programa busca contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação. O bolsista desenvolverá sua tese como aluno regular em um curso de pós-graduação existente devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de doutorado está relacionado. Para o diretor do CNPq, a chamada é de grande importância para a popularização da produção científica do país. "A iniciativa desta Chamada do CNPq traz um instrumento relevante para o avanço da produção científica e tecnológica com foco em inovação, que é um dos grandes desafios nacionais. O Doutorado Acadêmico para Inovação busca ampliar a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, a partir de projetos oriundos de demandas dos segmentos empresariais e governamentais", completa.

O prazo de submissão das propostas começa dia 13 de julho e vai até o dia 26 de outubro de 2018.

Contrapartida

Enquanto o CNPq paga as bolsas do doutorando, a Empresa Parceira deve pagar a taxa de banca para o desenvolvimento do projeto. O valor mínimo da contrapartida a ser custeado pela Empresa Parceira deverá ser de R$18.912,00 (dezoito mil, novecentos e doze reais), por bolsa concedida, em uma ou mais parcelas, conforme negociação entre a ICT e a Empresa Parceira. Esse valor corresponde à taxa de bancada mensal (R$ 394,00, trezentos e noventa e quatro reais) da bolsa de doutorado, por 48 meses.

O recurso de contrapartida poderá ser disponibilizado das seguintes formas:

a) financeira: o valor deverá ser repassado à ICT ou à Fundação de Apoio indicada pela ICT, para custear despesas diretamente relacionadas à proposta.

b) econômica: equipamento(s) e/ou material permanente efetivamente necessários para a execução da proposta. Tais bens poderão ser incorporados, desde sua aquisição, ao patrimônio da ICT.

Inscrições

As inscrições devem ser enviadas pela PRPPG sob a forma de uma proposta institucional, indicando todos os PPGs participantes e empresas parceiras. Desta forma, solicitamos que os coordenadores de PPGs interessados entrem em contato com a PRPPG pelo e-mail proreitor.prppg [at] ufes.br manifestando o desejo de participar da proposta. Uma reunião de instrução de procedimentos será realizada com os coordenadores de PPg para elaboração da proposta institucional.