Edital Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) para professores Recém-Doutores ou Recém-Contratados com doutorado

Esta chamada tem como objetivo de estimular a participação em projetos de pesquisa por meio da concessão de auxílio financeiro para implementação de infra-estrutura básica de pesquisa.

O Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (FAP/UFES) criado pela Resolução nº 34/2012 do Conselho Universitário (CUn) tem o objetivo de incentivar os servidores Docentes desta Universidade a promover e a desenvolver projetos de pesquisa no âmbito desta Instituição Federal de Ensino Superior, mediante a concessão de auxílio financeiro, visando dar suporte à fixação de pesquisadores desta Instituição nas diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem a honra de divulgar o lançamento do Edital do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa.

Estão aptos a participar do Edital os professores do quadro permanente desta Universidade que sejam recém-doutores ou recém-contratados que possuam Doutorado. Define-se como "recém-doutor" o professor que tenha obtido este grau de titulação há menos de 03 (três) anos e "recém-contratado" o docente que tenha sido contratado como professor do quadro permanente da UFES há menos de 03 (três) anos do ano corrente deste Edital.

O professor candidato deverá submeter sua proposta exclusivamente por meio eletrônico no Sistema de Pesquisa e Pós-Graduação (SAPPG) utilizando a senha única de acesso do Portal do Professor enviada pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD). O acesso ao SAPPG deverá ser efetuado através do endereço http://portais4.UFES.br/posgrad/.

O período de inscrição para submissão das propostas de pesquisa será de 23/03/2015 a 06/04/2015 e respeitará as seguintes datas:

• Data final para atualização do LATTES do proponente: 06/04/2015.
  • Submissão das propostas via SAPPG no período de 23/03/2015 - 06/04/2015.
  • Análise e julgamento: de 07/04/2015 a 15/04/2015.
  • Resultado Parcial: 16/04/2015.
  • Prazo para recursos: 5 dias úteis após a divulgação do resultado.
  • Divulgação do Resultado Final: 30/04/2015.
  • Período de Execução: a partir de 01/05/2015.

Este edital terá um valor de R$1.000.000,00 (um milhão de reais), podendo ocorrer aporte extra de recursos, caso seja possível. E, o apoio fornecido terá o valor máximo de R$10.000,00 (dez mil reais) por proponente.

Outras informações poderão ser obtidas junto ao Departamento de Pesquisa da PRPPG, pelos seguintes meios:

Telefone: (27) 4009-2925 Fax: (27) 4009-2438

Internet: http://www.prppg.ufes.br/