IV Escola José Plínio Baptista de Cosmologia

A IV Escola José Plínio Baptista de Cosmologia ocorrerá entre os dias 15 e 19 de outubro no Hotel Aroso, Pedra Azul. A Escola é temática, e nesta versão serão abordadas as ondas gravitacionais, uma das predições mais notáveis da Teoria da Relatividade Geral. A detecção recente das ondas gravitacionais pelo consórcio LIGO-Virgo resultou na correspondente atribuição do prêmio Nobel de 2001.

A IV Escola José Plínio Baptista de Cosmologia consistirá de mini-cursos introdutórios e avançados sobre o tema ondas gravitacionais, além de seminários avançados sobre tópicos específicos relativos a este tema. Membros da colaboração LIGO-Virgo estão entre os participantes do evento.

Paralelamente, será realizada uma homenagem ao prof. Antonio Brasil Batista (UFES), por ocasião do seu octogésimo aniversário. Prof. Antonio Brasil Batista é um dos fundadores do grupo de pesquisa em Cosmologia e Gravitação da UFES, Cosmo-ufes.

Maiores informações na página www.cosmo-ufes.org/jpbcosmo4