Novo programa da CAPES com foco na Internacionalização

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está elaborando um novo programa com foco na internacionalização do ensino superior brasileiro.

Preliminarmente apresentado como Mais Ciência, Mais Desenvolvimento – Johanna Döbereiner, pela a diretora de Relações Internacionais da Capes, Concepta Margaret McManus Pimentel, o programa vai permitir que as instituições de ensino superior apresentem seus projetos de internacionalização para receber apoio. A apresentação ocorreu na última sexta-feira, 25, em Manaus (AM) durante o XXXII Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Enprop).

A diretora informou que o programa ainda será apresentado à Casa Civil da Presidência da República e que será montado um grupo de trabalho para definir normas, metas e o modus operandi. Também há uma proposta de criar um programa específico para as instituições da região Norte. Ela falou que a experiência do programa Ciência sem Fronteiras mostrou que a mesma solução não serve para todo mundo e que internacionalizar não é só mobilidade. “A mobilidade faz parte da internacionalização, mas há uma série de ações que se complementam e precisam ser trabalhadas pelas próprias universidades”, afirmou.

“Internacionalização não é um ato e sim um hábito. As instituições precisam pensar e se planejar internamente, seja na contratação de professores, nos currículos dos cursos, nas linhas de pesquisa, em curso de idiomas não apenas para alunos, mas para os próprios professores”, completou. Concepta Pimentel disse ainda que, quando a situação financeira do país estava mais promissora, muitos parceiros surgiram, mas, na dificuldade, as parcerias de desfazem. “As parcerias firmadas a partir de agora serão mais firmes e duradouras”, concluiu.

Fonte: CAPES