Plataforma Sucupira – Abertura do Módulo Coleta de Dados

A Plataforma Sucupira será a nova plataforma de coleta de dados, gestão e avaliação da CAPES, substituindo o Coleta CAPES e unificando todas as bases de dados da Pós-Graduação, incluindo APCN, Avaliação, Cadastro de Discentes e outros.

A Plataforma Sucupira pode ser acessada por meio do endereço:

Nesse primeiro momento, estará disponível o módulo Coleta de Dados na Plataforma Sucupira e algumas ferramentas de gestão do SNPG, como por exemplo,solicitações de mudança de nome do curso/PPG,mudança de área, registro de início de funcionamento,desativação de PPG. As demais ferramentas e aplicativos utilizados no acompanhamento e avaliação da pós-graduação serão gradativamente incorporadas na Plataforma.

O módulo Coleta reproduz basicamente os mesmos campos de informação que eram usualmente solicitados no aplicativo anterior “Coleta de Dados”.  A fundamental mudança será que a inserção de informações pelos PPGs passa a ser contínua e “online”, ou seja, os dados poderão ser alimentados na Plataforma a qualquer momento, assim que alguma situação é concretizada (por ex. a matrícula ou titulação de um aluno, o cadastramento de uma produção intelectual, o ingresso de um docente).

O programa de Pós-Graduação entra com os dados continuamente. A CAPES definirá uma data para o Pró-Reitor chancelar os dados do sistema. Após a Chancela as informações são extraídas pela CAPES e o sistema é re-aberto para entrada de informações.

Acesse aqui o ofício da CAPES para Coordenadores de PPG e pró-Reitores, contendo informações úteis para o inicio da utilização do Sistema.