Prêmio Vale Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014

EDITAL nº 60/2014

TESES e DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2013

Veja Cartaz

a CAPES lança a 3ª Edição do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. O Prêmio é constituído por: Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Teses de Doutorado; e Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Dissertações de Mestrado.

O interesse da CAPES e da VALE S.A é identificar, divulgar e premiar trabalhos que apresentem ideias inovadoras com potencial para transformação em produto ou processo e também promover o reconhecimento da atividade científica e tecnológica em áreas temáticas que versem sobre o desenvolvimento sustentável e, em especial sobre tecnologia socioambiental tais como:

1- Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia;

2- Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos;

3- Redução de Gases do efeito estufa (GEE); e

4- Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza;

Para concorrer, as teses e dissertações deverão ter sido aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Os critérios de elegibilidade são: estarem disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, quando da submissão ao prêmio; terem sido defendidas no ano anterior ao do edital; terem sido defendidas no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação; e terem sido defendidas em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, 5 (cinco) teses de doutorado e/ou 5 (cinco) dissertações de mestrado defendidas no ano anterior ao do Edital.

Os critérios de premiação serão originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

O período de inscrições será de 13 de outubro a 14 de novembro de 2014.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação da instituição, após seleção interna da tese e/ou dissertação que concorrerá ao Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade representando o Programa, deverá proceder a inscrição de acordo com o Edital 060/2014, anexo, no site:

O acesso ao sistema deverá ser feito com o mesmo usuário e senha utilizados para acesso à Plataforma Sucupira da CAPES.

Quaisquer dúvidas podem ser dirimidas por meio do endereço :                                                                                                                to=premiovalecapes [at] capes.gov.br" target="_blank" title="mailto:premiovalecapes [at] capes.gov.br" rel="nofollow"> premiovalecapes [at] capes.gov.br