Resultado da Avaliação Trienal da CAPES 2010-2013

O resultado da Avaliação Trienal da CAPES 2010-2013 trouxe importantes notícias para nossa instituição. No último triênio o número de programas de pós-graduação da UFES aumentou 31%, superando significativamente a média nacional de 23% e seguindo a tendência de crescimento acima da média. Entretanto, a notícia mais importante é o fato de que não foi apenas um aumento quantitativo, a qualidade dos programas aferida por seu conceito CAPES também melhorou significativamente. Foram 13 cursos que tiveram melhoria de conceito nesta avaliação em relação à anterior. Os programas com conceito 4 e 5 já representam a maioria dos programas da instituição (52%), indicando a consolidação da pesquisa e pós-graduação na instituição. Temos agora 6 programas com conceito 5.

A ampla maioria dos cursos que não melhorou o conceito é formada por cursos de implantação recente, ou seja, ainda encontram-se em consolidação. A produção científica, o número de estudantes titulados e de estudantes matriculados aumentou expressivamente. De acordo com o SCOPUS, a UFES agora está entre as Top 100 universidades Ibero-latino-americanas em produção científica indexada.

Continuando a fase de boas notícias, após avaliação trienal, o CTC da Capes concedeu autorização para abertura de 07 novos cursos de Pós-Graduação na UFES, os processos de criação estão tramitando nos conselhos superiores da instituição visando a abertura de vagas para o primeiro período de 2014. Os novos cursos são: doutorados em Administração, Educação Física e Química e os mestrados em Engenharia Química, Ensino na Educação Básica, Comunicação e Ciências Farmacêuticas.

Em resumo, este foi um excelente resultado para nossa instituição.