Ufes tem 20 novos pesquisadores no Programa Produtividade em Pesquisa, do CNPq

Outros 21 docentes que já faziam parte do programa de bolsas tiveram seus projetos renovados. Ao todo, a Universidade conta agora com 130 professores pesquisadores no quadro desse programa. A lista foi divulgada pelo Conselho em 31 de Janeiro.

No meio acadêmico, ser pesquisador bolsista do CNPq é ter seu trabalho reconhecido entre os pares e também uma forma de obter recursos para dar continuidade às pesquisas. A entidade, que é vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), divide os pesquisadores em duas categorias e em quatro níveis. Para a categoria 1, há os níveis A, B, C e D, assim classificados de acordo com a comparação entre os seus pares e a capacidade de formação contínua de recursos humanos. Assim, o nível 1A está relacionado aos principais pesquisadores do Brasil. Já a categoria 2 não possui níveis, sua avaliação de produtividade está relacionada principalmente a trabalhos publicados e a orientações referentes aos últimos cinco anos.

Entre os 130 pesquisadores da Ufes contemplados pelo CNPq, dois estão na categoria PQ 1A: Paulo Rogério Meira Menandro, do Departamento de Psicologia, que atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à avaliação e inovação na pós-graduação, família e relações conjugais, contexto sociocultural e identidade, processos psicossociais e música popular brasileira; e Dalton Valentim Vassalo, do Departamento de Fisiologia, que pesquisa sobre contratilidade miocárdica, reatividade vascular, hipertensão e efeitos tóxicos de metais pesados, mercúrio e chumbo.

Grupos de pesquisas

Em relação aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, a Ufes ocupa a 20ª posição nacional, com um total de 452 grupos (veja anexo abaixo). Desde 2000, quando o censo passou a ser feito de forma periódica, a Universidade registrou um crescimento de 223%. No mesmo período, o número de programas de mestrado na instituição cresceu 800%, contabilizando atualmente 62 cursos; enquanto o número de doutorados aumentou 417%, com 27 cursos.

Confira aqui a lista completa divulgada pelo CNPq. 

Texto: Letícia Nassar

Edição: Ana Paula Vieira

 

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910