Solicitação de Emissão e Registro de Diplomas

A solicitação de emissão e registro de diplomas de Mestrado e Doutorado deve ser feita mediante encaminhamento de processo à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação contendo os documentos listados abaixo. Observar que as cópias devem ser legíveis, e que os dados do histórico (nome completo, número de identidade, data de nascimento, etc.) devem ser os mesmos constantes nos respectivos documentos.

1) Requerimento para Confecção de Diploma  assinado pelo Coordenador do Programa.  Nesse requerimento Coordenador (com a ajuda do Secretário) devem conferir se a relação de documentos está completa e assinar informando que os dados estão conferidos e corretos.

OBSERVAÇÃO: em caso de segunda via de diploma, apresentar original do boleto de pagamento da taxa

Pagamento da taxa:

a) Valor: R$ 80,00 para mestrado e R$ 100,00 para doutorado (Resolução 58/2012 CUn / UFES).

b) Acessar: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

Unidade Gestora (UG): 153046

Gestão: 15225

Nome da Unidade: Universidade Federal do Espírito Santo (Automático)

Código de Recolhimento: Selecione a opção 28927-2 (Taxa de registro de diplomas).

Clique em avançar e na página seguinte preencha apenas os campos obrigatórios conforme abaixo:

Número de Referência: 15350200250000016

CNPJ ou CPF do Contribuinte: Preencher somente com números

Nome do Contribuinte: Preencher com seu nome

Valor Principal: R$ 80,00 para mestrado e R$ 100,00 para doutorado (digite apenas números).

Valor Total: Repetir o valor principal R$ 80,00 para mestrado e R$ 100,00 para doutorado (digite apenas números).

Selecione uma opção de geração da GRU.

2) Cópia da Carteira de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública.

ATENÇÃO:

a) Além da carteira de identidade, é necessária a apresentação da certidão de nascimento ou casamento

b) A Certidão de Casamento deve estar atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

c) A Certidão de Nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

3) Cópia dos comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve), ou Certidão de Quitação Eleitoral.

OBS: A Certidão de Quitação Eleitoral pode ser obtida no sítio do TSE, sendo que somente será possível emiti-la se:

a) não houver divergência entre os dados informados e aqueles registrados no Cadastro Eleitoral;

b) não existir restrição no histórico de sua inscrição (por exemplo, ausência não justificada às eleições);

c) todos os campos do formulário forem preenchidos.

4) Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, apenas para os requerentes do sexo masculino até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

5) Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso);

OBS: Particularmente, é importante verificar que a data de início do Curso é posterior à data de conclusão do Curso de Graduação, que é fornecida no Diploma de Graduação (é por isso que é pedida a cópia desse diploma).

6) Nada consta da Biblioteca Central ou da BibliotecaSetorial.

OBSERVAÇÕES:

a) Deve-se verificar e certificar que a cópia digital da Dissertação ou Tese foi devidamente entregue e incluída no sistema SAPPG;

b) Deve-se atestar que uma cópia impressa da Dissertação ou Tese foi entregue na Biblioteca Central.

7) Histórico Escolar (em três vias) do curso de mestrado ou doutorado com assinatura e carimbo do Coordenador (as cópias do Histórico, para não serem danificadas e estarem inteiramente legíveis, NÃO poderão ser grampeadas, furadas, e/ou carimbadas como página do processo, pois uma delas será retida para arquivo e as outras duas serão entregues ao aluno, acompanhando o Diploma de Pós-Graduação).

8) Cópia da Ata de Defesa da Dissertação/Tese.

OBSERVAÇÃO: De acordo com a resolução  n°37/2012 - CONSUNI, é obrigatória a apresentação do documento "NADA CONSTA" da biblioteca central para a retirada do diploma.