Portal de Periódicos da CAPES - acesso remoto via CAFe e via SAR

O Portal de Periódicos da CAPES é certamente um dos mais valiosos instrumentos para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Os professores, alunos, pesquisadores e funcionários da UFES têm acesso direto ao PORTAL da CAPES nas bibliotecas e nas várias unidades de ensino e pesquisa da UFES.

Além desse acesso direto, os professores, alunos, pesquisadores e funcionários da UFES podem acessar o Portal de Periódicos da CAPES fora da UFES de duas maneiras:

CAFe - Comunidade Acadêmica Federada

Através do link “MEU ESPAÇO” que aparece no topo superior direito da página do Portal, a pessoa utiliza a identificação institucional da UFES pois a UFES faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Para isso siga os seguintes passos:

1 - Acesse o Portal de Periódicos da CAPES (link);

2 - Clique em ACESSO CAFE (canto superior direito);

3 - Ative a opção Usar identificação da minha instituição via federação CAFe – RNP;

4 - Selecione a UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO e clique em Enviar;

5 - Aparecerá uma tela assustadora (“Há um problema no certificado de segurança do site”), mas é por falta de certificados de segurança (que estamos providenciando). Clique em continuar;

6 – Você será redirecionado para a tela do IDP(autenticador) da UFES. Digite sua identificação e senha institucional (Deve-se utilizar o nome de usuário e a Senha Única LDAP/UFES disponibilizada pelo NPD. No caso de professores, alunos, pesquisadores associados e funcionários que ainda não tenham senha única UFES deve-se solicitar o nome de usuário e a Senha Única LDAP/UFES ao NPD através do link;

7 - A partir deste ponto, já se está autenticado no sitio da CAPES e para continuar são solicitadas várias informações adicionais. Você cria então um nome de usuário e senha específicos para o Portal de Periódicos da CAPES de forma tal que o retorno ao “Meu Espaço” fica simplificado.

8 - Como usuário identificado, você tem acesso a vários recursos e funcionalidades que facilitam a consulta ao acervo e ao conteúdo do Portal de Periódicos. Você tem acesso às seguintes vantagens: Monte seus próprios conjuntos de busca, salve e crie alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal e guarde seus artigos, periódicos e bases de dados preferidos em um espaço virtual.

SAR - Serviço de Acesso Remoto ao PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

O SAR tem por objetivo prover o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES ao pessoal da UFES que esteja fisicamente fora dos campi de Goiabeiras, Maruípe, CCA e CEUNES.

O SAR foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.

Para acessar o sistema, o usuário necessita de um login e senha, que são os mesmos já utilizados no Portal do Professor e/ou Intranet da PRPPG (SAPPG).

Regras de Acesso ao SAR

Manual de Utilização: (para saber como acessar o Portal da CAPES de casa).

Caso você não possua ainda a sua senha, deverá acessar o Portal do Professor e clicar em "Gerar Termo de Compromisso / Perda de Senha / Primeiro Acesso ao Portal". Uma vez inseridos CPF e data de nascimento, será gerado um termo de compromisso que deverá ser enviado via malote ou entregue no NPD. Assim que o NPD receber esse termo assinado, a senha será gerada e o professor poderá retirá-la. De posse da senha, os professores deverão entrar no portal usando login e senha, para alterar a senha e consultar o manual da SAR.

Caso ocorra algum problema, acesse o portal do Professor, utilizando seu login e senha e clique na opção em "dificuldade de acesso" próximo ao logotipo do Portal de periódicos da CAPES.

Existe um link, com as Perguntas mais Frequentes elaboradas pelos usuários quanto às dificuldades de acesso e dúvidas gerais que pode ser visualizado através do link.

Em caso de dúvidas ou dificuldades adicionais, envie um e-mail para portais [at] npd.ufes.br.

Treinamento para uso do Portal de Periódicos da Capes

Informamos que o Sistema Integrado de Bibliotecas- SIB/UFES está oferecendo aos programas de pós-graduação treinamento do Portal de Periódicos da Capes.

O treinamento compreende a demonstração das funcionalidades apresentadas a partir do novo layout do portal, capacitando o usuário a realizar diversas pesquisas, além de demonstrar os procedimentos para acesso remoto ao Portal de Periódicos.

Abaixo, orientações para o contato:

- Agendamento:

Os treinamentos são realizados por programa, sendo necessária a participação mínima de 5 participantes do programa, o que possibilita explorar bases de dados específicas de cada área.

O treinamento tem duração média de 2 (duas) horas, podendo ser realizado nas bibliotecas ou em local escolhido pelo programa de pós-graduação.

Para orientações individuais sobre o Portal de Periódicos, entrar em contato com as bibliotecas setoriais.

Os programas deverão contactar os telefones abaixo listados para agendamento dos treinamentos, observando a vinculação do programa de pós-graduação aos centros listados abaixo.

BIBLIOTECA CENTRAL E CEUNES – (27) 3335-2406 – periodicos [at] bc.ufes.br – Cláudio

BIBLIOTECA CIÊNCIAS DA SAÚDE – (27) 3335-7266/7203 - bibcsaude [at] gmail.com – Elizabeth ou Genaide

BIBLIOTECA SETORIAL DE ALEGRE – (28) 3558-8909 – Ana Maria