Emissão e Registro de Certificados

Para a correta emissão do Certificado, o processo deverá conter todos os documentos listados abaixo. As cópias dos documentos devem estar legíveis e os dados do histórico - nome completo, número de identidade, data de nascimento, etc. - devem ser os mesmos constantes nos documentos enviados no processo.

Documentos necessários para autuação do processo de solicitação de certificados:

1) Requerimento assinado pelo Coordenador do Curso conforme modelo.

Coordenador e Secretário (a) devem conferir detalhadamente se os dados pessoais, acadêmicos e de contato do aluno indicados no requerimento estão corretos.

2) Certidão de CASAMENTO e/ou NASCIMENTO (devem estar atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome (s) anterior (es).

3) Cópia do documento oficial de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) em caso de aluno estrangeiro.

4) Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) registrado.

OBS: Particularmente, é importante verificar que a data de início do Curso de Especialização é posterior à data de conclusão do Curso de Graduação, que é fornecida no Diploma de Graduação (por essa razão, solicitamos a cópia desse diploma, para cumprir a legislação).

5) Nada Consta da Biblioteca Central.

6) Histórico Escolar do curso de Especialização, conforme modelo abaixo (em PDF e com assinatura digital).

Em casos de alta demana na solicitação de certificados, deverá ser enviada uma via impressa do histórico para o setor de análise documental Lato Sensu/DPG/PRPPG, que será entregue ao aluno juntamente com o Certificado de Pós-Graduação.

No histórico deverá constar a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece os parâmetros gerais a serem seguidos nos Cursos. A resolução que deverá ser citada no histórico variará de acordo com a data de início do Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento, conforme orientação abaixo:

Resolução CFE N° 12 de 6 de Outubro de 1983 para cursos iniciados a partir de 27/10/1983.

Resolução CES/CNE N° 03 de 5 de Outubro de 1999 para cursos iniciados a partir de 07/10/1999.

Resolução CES/CNE N° 01 de 3 de Abril de 2001 para cursos iniciados a partir de 09/04/2001.

Resolução CES/CNE N° 01 de 8 de Junho de 2007 para cursos iniciados a partir de 08/06/2007.

Resolução CNE/CES Nº 1, de 6 de abril de 2018 para cursos iniciados a partir de 06/04/2018.

Da mesma forma, deverá ser consultada qual a Resolução do CEPE vigente à data do início do curso.

Modelos

1. Requerimento de Certificado de Especialização NOVO (Editável)

2. Modelo de Histórico Escolar do curso de Especialização. NOVO (Editável)