Perguntas Mais Frequentes de Alunos de Especialização

Quais os tipos de Pós-Graduação oferecidos?

Quem e como são ofertados os cursos de especialização?

Como posso saber se um determinado curso de especialização vai ser ofertado?

Os cursos de especialização são pagos? Qual o valor?

Qual a duração de um curso de especialização?

Quais os horários das aulas dos cursos de especialização?

A especialização é pré-requisito para ingresso no mestrado ou doutorado?

Quais os tipos de Pós-Graduação oferecidos?

O ensino de pós-graduação no Brasil, regulamentado pela LDB, divide-se em dois grandes setores: a pós-graduação lato sensu e a pós-graduação stricto sensu. O lato sensu pode ser ministrado em dois níveis: aperfeiçoamento e especialização. Estes cursos visam, prioritariamente, a capacitação profissional de portadores de diplomas de graduação. Os cursos stricto sensu também são ministrados em dois níveis: mestrado e doutorado. Estes cursos visam formar professores e pesquisadores.

Quem e como são ofertados os cursos de especialização?

Na UFES os cursos de especialização são ofertados, geralmente, em caráter eventual, isto é, não seguem o calendário acadêmico da graduação e dos cursos de mestrado e doutorado. A maior parte das especializações é ofertada pelos próprios departamentos. A oferta de turmas depende da demanda.

Como posso saber se um determinado curso de especialização vai ser ofertado?

Como a oferta de curso ocorre em caráter eventual, os interessados devem procurar os departamentos para ver se há previsão de oferta de um novo curso. Há cursos, como o de Engenharia e Segurança do Trabalho, Comércio Exterior, Saúde Coletiva, etc. que são ofertados quase que de forma regular (aproximadamente a cada dois anos) porque sempre há pessoas interessadas. Os interessados devem também ficar atentos aos editais de seleção que são publicados na imprensa ou nos sítios dos Centros, Departamentos e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Os cursos de especialização são pagos? Qual o valor?

Há cursos de especialização gratuitos e pagos. Nos cursos gratuitos há uma fonte de financiamento para o mesmo, que pode ser o próprio MEC, governo estadual, prefeituras ou mesmo empresas. Quando não há uma fonte de financiamento específica, são cobradas mensalidades dos alunos. O valor varia em função da natureza e carga horária do curso e sempre é divulgado no edital de lançamento do curso. Nos cursos pagos a UFES, pelo menos 10% das vagas são ocupadas por alunos bolsistas.

Qual a duração de um curso de especialização?

Os cursos de especialização englobam uma carga horária mínima de 360 horas-aula. Geralmente essa carga horária pode ser cumprida em torno de um ano. Para a conclusão do curso, entretanto, o aluno deverá fazer um trabalho de conclusão de natureza individual. O tempo necessário para realizar esse trabalho depende de sua complexidade. Na UFES o prazo máximo para conclusão dos cursos de especialização é de 2 anos.

Quais os horários das aulas dos cursos de especialização?

Isso também é variável. Há cursos nos quais as aulas são ministradas durante o dia, outros há aulas à noite e outros ainda nos quais a aulas são ministradas apenas em finais de semana. Os horários de aula são informados nos editais dos cursos.

A especialização é pré-requisito para ingresso no mestrado ou doutorado?

Não. As especializações e os cursos de mestrado/doutorado têm finalidades diferentes. A especialização pode, obviamente, servir para o indivíduo melhorar seus conhecimentos numa área e com isso, melhorar a chance de ingresso no mestrado. Mas uma coisa não é condicional para a outra.