Bolsas Doutorado Sanduíche PDSE – CAPES

O PDSE é o Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES.

Os alunos do curso de doutorado que desejarem concorrer a esta modalidade de bolsa, devem acessar o sítio da CAPES ( link ).

Fornecemos abaixo um resumo encontrado no sítio acima:

Objetivo:

O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado com nota igual ou superior a 3 obtida na última Avaliação Trienal. As bolsas serão destinadas aos alunos brasileiros regularmente matriculados nos cursos de doutorado das IES participantes, com potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior.

Como participar:

As instruções detalhadas constam no Regulamento do Programa.

1. Alunos de cursos de doutorado habilitados devem reunir a documentação necessária para a seleção prévia na IES e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação.

2. A coordenação do programa de pós-graduação irá compor uma comissão para análise das propostas e escolherá os candidatos aptos a participar.

3. O candidato apto faz sua Inscrição Online na sítio da CAPES.

4. A Pró-Reitoria homologa e envia a relação dos inscritos para CAPES.

5. CAPES emite a carta de concessão.

6. Pró-Reitoria encaminha a Carta de Concessão ao aluno.

7. Aluno aprovado envia a documentação online para Implementação da bolsa.

Cada curso receberá em 2011 duas cotas de bolsa. Cada cota representa 12 meses de estudo, que pode ser utilizada por até 3 estudantes em um período mínimo de 4 meses*.

*Obs: Eventuais saldos não serão transferidos de um ano para o outro e não será possível a antecipação do usufruto de cota referente ao subsequente. O estágio que se estender além de dezembro onerará a cota do ano seguinte referente ao número de meses utilizados.

Prazos para Capes:

Emitir carta de concessão e enviar pelo correio: Até 30 dias após a homologação pela pró-reitoria.

Implementar a bolsa: No mínimo 15 dias úteis antes da viagem.