CAPES - Pró-Equipamentos

Objetivo

Apoiar propostas que visem atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas do conhecimento, nas Instituições Públicas de Ensino Superior.

Serão priorizados investimentos em equipamentos de uso compartilhado no desenvolvimento de pesquisas na instituição proponente e em instituições parceiras.

Instituições Elegíveis

Instituições Públicas de Ensino Superior que possuem Programas de Pós-Graduação recomendados pela CAPES. A proposta deverá ser apresentada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou órgão equivalente da instituição, que será considerada a proponente no âmbito do presente Edital.

Itens Financiáveis

- Equipamentos destinados ao uso compartilhado na estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos programas de pós-graduação.

- Os equipamentos solicitados devem estar diretamente relacionados ao objetivo e às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da instituição.

- Poderão ser solicitados até 4 equipamentos por subprojeto, ficando livre a quantidade de unidades de cada equipamento, desde que o valor total da proposta não ultrapasse a faixa de apoio estabelecida no item 2.2.

Características das Propostas

Cada Instituição Pública de Ensino Superior participante elaborará uma proposta única composta de subprojetos para atendimento aos seus programas de pós-graduação.

Itens Financiáveis: Equipamentos de pequeno e médio porte destinados exclusivamente ao uso compartilhado em laboratórios de pesquisa científica e tecnológica vinculados aos programas de pós-graduação. A critério da instituição, a proposta única poderá conter equipamento de maior porte destinado ao uso compartilhado por seus programas de pós-graduação. A critério da instituição, a proposta única poderá conter equipamento de maior porte destinado ao uso compartilhado por seus programas de pós-graduação.

O valor global máximo solicitado em cada proposta deverá ter como referência o número total de programas de pós-graduação da Instituição Executora.

Calendário anual

A tabela abaixo apresenta as datas aproximadas para cada etapa do processo de elaboração da proposta institucional e submissão à CAPES. É importante notar que tais datas servem apenas como diretrizes aproximadas para um cronograma anual, visto que as datas efetivas de realização de cada etapa dependem das datas de publicação do edital pelo financiador.

Lançamento da Chamada Pública: 1ª quinzena de maio.

Apresentação e avaliação de subprojetos na UFES: 2ª quinzena de maio.

Data final para envio eletrônico da proposta: 1ª quinzena de junho.

Divulgação do Resultado: a partir de julho.

Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com a PRPPG, setor de projetos institucionais, servidor Marcos W P Sanches de Moraes, e-mail: marcos.w.moraes [at] ufes.br ou pelo telefone: (27) 3145 5313.

http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/pro-equipamentos

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910