15ª Palestra Milton Vargas da ABMS - 2019

A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica realizará no dia 26/06 às 18h00 no auditório do Centro Tecnológico (CT) a palestra "Geotecnia ambiental aplicada e depósitos de resíduos sólidos: investigação geoambiental, projetos e controle tecnológico de obras" ministrada pelo Prof. José Fernando Thomé Jucá da UFPE.

Em 2019 a palestra Milton Vargas versará sobre a Geotecnia Ambiental aplicada a depósitos de resíduos sólidos, que será ministrada por José Fernando T. Jucá, professor da UFPE. Ele vai abordar os aspectos relevantes desta problemática que afeta a grande maioria dos municípios brasileiros e responde por obras de grande porte, além de gerar impactos significativos ao meio ambiente.  Esta iniciativa tem por objetivo disseminar a Geotecnia Ambiental pelo Brasil, cobrindo uma área ainda carente de recursos humanos qualificados para enfrentar este desafio. Na oportunidade serão discutidas as adaptações da geotecnia clássica à geotecnia aplicada a obras ambientais, que se comportam de acordo com as propriedades físicas e bioquímicas dos materiais envolvidos; os ensaios de laboratório e campo, os parâmetros geotécnicos aplicados a projetos de aterros sanitários sustentáveis e encerramento de lixões, além das implicações geotécnicas e ambientais no uso de áreas de antigos depósitos de resíduos.

Data: 26/06/2019

Local: Centro Tecnológico da UFES, Auditório ‐ Campus Universitário , Av. Fernando Ferrari, 514 – Vitória ‐ ES