Emissão e Registro de Certificados

A solicitação de emissão e registro de Certificados de Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento deve ser feita mediante encaminhamento de processo à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo Departamento.

É necessário que a data de início do Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento seja posterior à data de conclusão do Curso de Graduação indicada no Diploma de Graduação.

O processo deverá conter os documentos listados abaixo e as cópias de documentos devem ser legíveis e os dados do histórico - nome completo, número de identidade, data de nascimento, etc. - devem ser os mesmos constantes nos respectivos documentos.

1) Requerimento assinado pelo Aluno e pelo Coordenador do Curso conforme modelo.

Aluno, Coordenador e Secretário devem conferir detalhadamente se os dados pessoais, acadêmicos e de contato do aluno indicados no requerimento estão corretos.

2) Cópia da Carteira de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública ou por órgão militar.

ATENÇÃO:

a) A CERTIDÃO DE CASAMENTO deve estar atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

b) A certidão de nascimento deve estar atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

3) Cópia do comprovante de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houver), ou Certidão de quitação eleitoral (disponível no link).

4) Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (dispensável para mulheres e para homens que completam 46 anos no presente ano).

5) Cópia do Diploma de Graduação registrado.

6) Nada consta da Biblioteca Central ou da Setorial. (Exceto para os cursos oferecidos à distância)

7) Histórico Escolar conforme Modelo (em três vias) do curso de Especialização.

As cópias do Histórico, para não serem danificadas e estarem inteiramente legíveis, não poderão ser grampeadas e/ou furadas, pois uma delas será retida para arquivo e as outras duas serão entregues ao aluno, acompanhando o Certificado de Pós-Graduação.

No histórico deverá constar a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece os parâmetros gerais a serem seguidos nos Cursos.

A resolução que deverá ser citada no histórico variará de acordo com a data de início do Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento, conforme orientação abaixo:

Resolução CFE N° 12 de 6 de Outubro de 1983 para cursos iniciados a partir de 27/10/1983.

Resolução CES/CNE N° 03 de 5 de Outubro de 1999 para cursos iniciados a partir de 07/10/1999.

Resolução CES/CNE N° 01 de 3 de Abril de 2001 para cursos iniciados a partir de 09/04/2001.

Resolução CES/CNE N° 01 de 8 de Junho de 2007 para cursos iniciados a partir de 08/06/2007.

Modelos

1. Requerimento de Certificado de Especialização

2. Modelo de Hstórico Escolar do curso de Especialização.