Orientações de funcionamento para laboratórios de pesquisa durante o período de prevenção a COVID-19
Com relação às atividades de pesquisa, os laboratórios devem identificar as atividades essenciais e o que pode ser reduzido/suspenso. Idealmente, experimentos de longo prazo não devem ser iniciados nesse momento. O foco deve ser nas atividades que não podem ser interrompidas, como abastecimento de nitrogênio líquido e biotérios. Somente os próprios laboratórios serão capazes de identificar o que é essencial e não passível de interrupção. Seguimos com algumas recomendações:
Combine com seu orientador ou com a coordenação do laboratório as suas atividades durante o período de pandemia. Devemos assegurar o máximo de segurança possível no ambiente do laboratório, para todos os frequentadores. Portanto, identifique tarefas indispensáveis, urgentes ou inadiáveis. Tudo o que puder ser adiado deve ser feito até o final da fase crítica de expansão da pandemia.
Não deixe de comunicar imediatamente ao seu coordenador/orientador qualquer caso de infecção respiratória (resfriado patente, sintomas de gripe, falta de ar etc.) em você ou em familiares e/ou pessoas próximas.
Lembre-se de que cada pessoa infectada por esse vírus tem potencial de transmiti-lo para, em média, outras 3 pessoas, e que o contágio ocorre mesmo a partir de quem ainda não apresenta sintomas. Ou seja, se você tem contato com alguém doente, pode ser infectado e transmitir o vírus para familiares ou quaisquer outras pessoas mesmo antes de ficar doente.
No laboratório, mantenha-se sistematicamente a uma distância de pelo menos 1,5 a 2 metros (braços abertos) de outros membros do laboratório. Organize suas atividades em comum acordo com os outros presentes, faça o que precisa ser realizado e volte para casa.
Lave bem as mãos com sabão e com frequência; higienize chaves, celular, teclados e mouses com álcool 70% ou álcool em gel 70%; após o uso, limpe micropipetas e outros equipamentos e materiais de uso comum com álcool 70%. Alguns equipamentos não podem ser limpos com álcool, como os óculos de acrílico usados para pegar N2Liq, e devem ser higienizados com muita água e sabão.