Programa Institucional de IC (PIIC)

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da UFES é um programa voltado para a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação universitária (cf. CNPq, RN-25/2005, de 04/11/2005). Ele visa fundamentalmente incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação que apresentam bom desempenho acadêmico, preparando-os para a pós-graduação. Para tanto, esses estudantes participam ativamente de projetos de pesquisa com reconhecida qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, de forma individual e continuada.

A gestão acadêmica do PIIC cabe ao Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIIC) da UFES, que foi criado pela Resolução 35/2001 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – UFES.

Compete ao Comitê de Iniciação Científica:

I) assessorar a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na definição e implementação da política de iniciação científica da UFES;

II) supervisionar o financiamento das atividades de iniciação científica, sempre que este envolver recursos próprios da UFES ou de fontes a ela conveniadas.

O CIIC é formado por 8 (oito) comitês setoriais, com base na divisão por grande área de conhecimento. Na classificação atualmente adotada pelo CNPq, as grandes áreas são:

1. Ciências Exatas e da Terra
  2. Ciências Biológicas
  3. Engenharias
  4. Ciências da Saúde
  5. Ciências Agrárias
  6. Ciências Sociais Aplicadas
  7. Ciências Humanas
  8. Linguística, Letras e Artes

Os membros dos Comitês Setoriais serão indicados pelos Conselhos Departamentais dos Centros Acadêmicos com atuação na Grande Área do Conhecimento, de forma proporcional à demanda (nº de projetos aprovados por Grande Área do Conhecimento).

Instruções para Inscrição

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente online através do preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis no SAPPG (Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação), utilizando a senha única de acesso do Portal do Professor enviada pelo NPD. Caso você ainda não possua a sua senha ou tenha outras dúvidas associadas ao acesso à Intranet da PRPPG clique sobre o link abaixo:

O sistema de preenchimento e acompanhamento de propostas é totalmente baseado em tecnologias empregando software livre. Desta forma, o sistema foi desenvolvido e testado para o uso do navegador Mozilla Firefox, disponível gratuitamente no sítio: http://br.mozdev.org/. Para evitar problemas no uso do sistema de inscrição, a PRPPG e o NPD consideram obrigatório o uso deste navegador. Assim, clique no link acima para fazer o download do Mozilla Firefox e instale-o em seu computador antes de iniciar o procedimento de inscrição. Acesse a intranet da PRPPG usando apenas o Mozilla Firefox, caso contrário o procedimento de inscrição não funcionará de maneira adequada.

As solicitações de inscrição de estudantes no Programa Institucional de Iniciação Científica são efetuadas em 3 passos:

1. Cadastramento de um projeto de pesquisa. Os subprojetos de estudantes devem sempre estar relacionados a um Projeto de Pesquisa cadastrado pelo orientador.
  2. Envio do arquivo contendo o Subprojeto referente ao plano de trabalho do estudante.
  3. Preenchimento dos dados do estudante.

Para iniciar o processo de inscrição clique sobre o link abaixo (Acesso a Intranet da PRPPG). Efetue o login no sistema, utilizando a senha e nome de usuário fornecidos pelo NPD e indicando o nome do programa de pós-graduação ao qual está vinculado no campo "PROGRAMA" - caso não esteja vinculado a nenhum programa de pós-graduação selecione a opção "SEM VINCULAÇÃO A PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO". Após efetuar o login, selecione a opção "Pesquisa/Projetos" no menu superior, e escolha a opção "Iniciação Científica" e depois a opção "Inscrição".

Acesso ao SAPPG

Editais em Andamento

Os editais em andamento e resultados de editais passados estão disponíveis no link.

Regulamento do Piic e documentos gerais:

Atas do Comitê Geral de IC

- Ata da 1ª reunião ordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 14/03/2023

- Ata da 2ª reunião ordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 05/04/2023

- Ata da 3ª reunião ordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 26/04/2023

- Ata da 4ª reunião ordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 27/06/2023

- Ata da 5ª reunião ordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 05/07/2023

- Ata da 1ª reunião extraordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 20/07/2023

- Ata da 6ª reunião ordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 16/08/2023

- Ata da 7ª reunião ordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 30/08/2023

- Ata da 2ª reunião extraordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 31/08/2023

- Ata da 8ª reunião ordinária do Comitê Institucional de Iniciação Científica - de 05/10/2023