Instruções para assinatura das atas de defesa via LEPISMA

A Portaria Normativa 03/2020 da PRPPG (disponível aqui) estabelece os procedimentos para realização de defesas de tese/disssertações  e exames de qualificação por meio de plataformas eletrônicas. Durante este período do COVID-19 as seções devem ser realizadas apenas virtualmente. A Portaria estabelece que as atas e demais documentos de defesa devem ser assinados digitalmente pelo sistema de protocolo LEPISMA:

§3o. Excepcionalmente durante o período de prevenção a COVID-19, a assinatura do presidente da banca deverá ser efetuada por meio do sistema de protocolo digital da UFES, LEPISMA, uma vez que a presença física do presidente da banca não é obrigatória. Neste caso, é necessário que o examinador interno do programa também assine os documentos por meio do sistema de protocolo digital da UFES, LEPISMA.

PROCEDIMENTO:
  1. A secretária do programa deve preparar normalmente a ATA em pdf, e enviar por e-mail para o presidente da banca.
  2. Para assinatura, o presidente da banca deve se logar no LEPISMA com seu login e senha única e vai no menu UTILITÁRIOS - ASSINAR ARQUIVOS - faz o upload da ATA escolhe o tipo da assinatura e clique em ASSINAR, após baixa o arquivo gerado assinado.
  3. O presidente da banca de posse do arquivo assinado pelo LEPISMA, o envia por e-mail para o membro interno que deve repetir o procedimento de ASSINATURA descrita no item 2.
  4. Caso o membro externo for também da UFES, o membro interno deve enviar por e-mail o arquivo gerado pelo assinador do LEPISMA
  5. último membro a fazer a assinatura pelo assinador do LEPISMA (membro interno ou membro externo, se for docente da UFES), deve encaminhar o arquivo final por e-mail para a secretaria do Programa (vejam um exemplo de um teste que o Coordenador do PPGQUI fez e eu assinei em seguida)
Adicionamente, informamos que desde 2014, quando a PRPPG enviou a todos programas o MODELO DE ATAS DE DEFESAS, não é necessário mais o aluno assinar a ATA.