Bolsas do CNPq de Pós-Doutorado

O CNPq oferta as seguintes modalidades de bolsas de Pós-Doutorado:

- Pós-Doutorado Júnior - PDJ;

- Pós-Doutorado Sênior - PDS;

- Pós-Doutorado Empresarial - PDI;

- Pós-Doutorado no Exterior – PDE.

O CNPq dispõe ainda de bolsas com 1 a 3 meses de estadia no exterior. Os pedidos são feitos em fluxo contínuo com uma antecedência de 90 dias.

Assim como ocorre com a CAPES, os pedidos apoiados pelo CNPq envolvem em geral a execução de uma pesquisa com algum grupo que tenha pesquisadores de boa ou muito boa qualidade, e exige-se uma carta convite (ou e-mail) do pesquisador principal do grupo estrangeiro, seu currículo (enfocando principalmente as publicações) e um plano de trabalho inicial para a estadia.

Para a solicitação de bolsas com 1 a 3 meses de estadia no exterior, citadas acima, deve-se acessar o link da Plataforma Integrada Chagas, na página inicial do CNPq (usando sua senha usual), clicar continuamente em Propostas e Pedidos, Novos, Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior – AVG. Faça a escolha do Comitê de Assessoramento e da Área de Conhecimento. Em seguida, ao chegar em uma tela onde se encontra a opção Congresso ou Similar, role o texto até aparecer a opção Visitas (máximo 90 dias) e preencha o formulário on-line.

As solicitações para todas as modalidades devem ser feitas no sítio, de acordo com calendários e normas específicas, por meio dos formulários disponível no link