Chamada CAPES para o Programa Geral de Cooperação Internacional

O programa tem como objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias em todas as áreas do conhecimento, além de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros.

O programa também objetiva selecionar candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da CAPES para bolsas no exterior.

Tipo de programa

Projeto conjunto de pesquisa e parceria universitária

Modalidades de benefícios

1 - Projetos de parcerias universitárias

a - Missão de trabalho

• Diárias

• Recurso de custeio

Duração: mínimo 7 (sete) e no máximo 20 (vinte) dias, para cada uma das missões.

b - Missão de estudo

Modalidades:

Graduação Sanduíche: duração de 4 (quatro) a 12 (doze) meses.

Benefícios:

• Mensalidade

• Auxílio instalação

2 - Projetos conjunto de pesquisa

a - Missão de trabalho

• Diárias

• Recurso de custeio

b - Missão de estudo

Modalidades:

• Graduação Sanduíche: duração de 4 (quatro) a 12 (doze) meses

• Estágio de mestrado: duração de 4 (quatro) a 12 (doze) meses

• Doutorado sanduíche: duração de 4 (quatro) a 12 (doze) meses

• Estágio pós doutoral: duração de 3 (três) a 12 (doze) meses

Benefícios:

• Mensalidade

• Auxílio instalação

3 - Candidaturas Individuais

Os benefícios previstos na Portaria Capes nº 60/2015 e suas alterações para a modalidade de bolsa solicitada.

Duração dos projetos:

Projetos conjuntos ou parcerias universitárias: 2 (dois) anos, podendo ser prorrogada por mais 2 (dois) anos, conforme critérios de avaliação da DRI/Capes.

Candidatura individual: 1 ano, sendo que a renovação está condicionada ao envio documentação conforme as regras da modalidade de bolsa concedida e à disponibilidade orçamentária da DRI/Capes.

Inscrição:

Projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias

• As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela Internet, de acordo com edital e mediante preenchimento do formulário eletrônico;

• Os documentos obrigatórios devem ser gerados em formato “PDF”, limitando-se a 5 MB (cinco megabytes), e incluídos, obrigatoriamente, no ato do preenchimento da inscrição na Internet. Recomenda-se evitar o uso de figuras, gráficos, ou outros que comprometam a capacidade do arquivo;

• As instituições de ensino superior (IES) brasileiras poderão apresentar propostas conjuntamente com outras IES, institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros (Propostas em Rede), visando à maximização dos esforços e melhor aproveitamento de seus recursos. Neste caso, a proposta terá apenas um coordenador de projeto;

• O autor da proposta será o coordenador do projeto, o qual será o responsável por selecionar os participantes da equipe brasileira e fazer a homologação das inscrições dos bolsistas vinculados ao projeto;

• A análise e seleção das propostas consistem em quatro fases: verificação da consistência documental, análise do mérito, priorização das propostas e decisão final. Todas as etapas têm caráter eliminatório, sendo as três últimas também de caráter classificatório.

OBS: as Candidaturas Individuais deverão apresentar exposição de motivos quanto ao seu destaque acadêmico, quanto à impossibilidade de serem contempladas por outros editais específicos e documentação de aceite oficial por Programa/Instituição de notória excelência acadêmica ou científica do exterior no qual pleiteia financiamento, entre outros documentos relacionados neste edital.

Inscrições de 2015

1ª chamada

De 1º de janeiro a 31 de maio do ano

A partir de 30 de setembro do ano