SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT – DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM REDES 5G PRIVADAS

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP tornam pública a presente Seleção Pública, cujo objetivo é conceder recursos financeiros não reembolsáveis para ICTs credenciadas junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação relativos ao desenvolvimento de aplicações (plataformas e/ou softwares ou sistemas computacionais) que apoiem a implementação de novos serviços potencializados pelas características das redes 5G privadas.

Serão apoiados projetos de inovação que contemplem soluções aderentes às Linhas Temáticas estabelecidas nos itens 1 a 4 - observando-se seus subtemas - e que sejam aderentes aos requisitos das redes 5G privadas, conforme descrito no item 2.2.

Define-se tecnologia 5G como a quinta geração de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis, com potencial de contribuir para geração de novos serviços de valor agregado associados à mobilidade. Os principais diferenciais dessa tecnologia são os de habilitar a conexão de dispositivos de forma massiva com o crescimento da comunicação entre máquinas (Internet das Coisas Massiva); elevar a taxa de transmissão permitindo envio e recebimento de conteúdos digitais mais complexos (banda larga móvel avançada); e baixa latência possibilitando aplicações em tempo real e uma conexão mais confiável (Internet das Coisas Crítica).

Prazo para envio de propostas até: 29/08/2022

Saiba mais no site da Finep: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/695