Palestra “Dendroquímica: aplicação da microanálise por fluorescência de raios X (μXRF) na avaliação de elementos minerais na madeira”

"Você quer saber mais sobre técnicas de elevada performance aplicadas em madeira? Então não perca essa oportunidade!

Dia 14 de julho, teremos o terceiro palestrante no Scientific Coffee, Daigard Ortega Rodriguez, Engenheiro Florestal (Universidad Nacional Agraria La Molina, Lima, Perú) e Doutorando em Recursos Florestais (ESALQ/USP), que estará conosco às 18h ministrando a palestra “Dendroquímica: aplicação da microanálise por fluorescência de raios X (μXRF) na avaliação de elementos minerais na madeira”.

A espectroscopia de fluorescência de raios X (XRF) oferece análises multi-elementares rápidas, de baixo custo e não destrutivas. Diferentes estudos utilizam essa técnica para investigar a distribuição e concentração de elementos essenciais e deletérios em matrizes vegetais, incluindo o lenho das árvores. As análises elementares em anéis de crescimento (dendroquímica) fornecem importantes informações sobre a nutrição e fisiologia das árvores, bem como o monitoramento da poluição e eventos climáticos extremos. A palestra apresenta conceitos básicos sobre esta técnica, e perspectivas futuras para sua aplicação nas ciências florestais e biológicas.

A palestra será transmitida pelo Youtube, iremos enviar o link no dia do evento por e-mail, será totalmente gratuito e com certificação. Para se inscrever, o link consta na bio do instagram.
Atenção:
- As inscrições encerram dia 13 de junho às 23:59
- Demais dúvidas entrem em contato no direct pelo Instagram @lebufes ou no e-mail leb.ufes01 [at] gmail.com%22" target="_blank">leb.ufes01 [at] gmail.com"