Emissão e Registro de Certificados

Para a correta emissão do Certificado, o processo deverá conter todos os documentos listados abaixo. As cópias dos documentos devem estar legíveis e os dados do histórico - nome completo, número de identidade, data de nascimento, etc. - devem ser os mesmos constantes nos documentos enviados no processo.

Em relação ao procedimento para requerimento de concessão provisória de Incentivo à Qualificação para servidores públicos da UFES, favor acessar o link: Portaria n 659-2019-R BGP-17.06.2019

Documentos necessários para autuação do processo de solicitação de certificados:

1) Requerimento assinado pelo Coordenador do Curso conforme modelo.

Coordenador e Secretário (a) devem conferir detalhadamente se os dados pessoais, acadêmicos e de contato do aluno indicados no requerimento estão corretos.

2) Cópia da Carteira de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública ou por órgão militar.

ATENÇÃO:

a) Certidões de CASAMENTO e/ou NASCIMENTO devem estar atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome (s) anterior (es).

3) Certidão de quitação eleitoral (disponível no link).

4) Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (dispensável para mulheres e para homens que completam 46 anos no presente ano).

5) Cópia do Diploma de Graduação registrado.

6) Histórico Escolar conforme Modelo (em duas vias) do curso de Especialização.

As cópias do Histórico, devem estar inteiramente legíveis, pois, uma cópia fará parte do processo digital, de solicitação de confecção e uma cópia física, que deve ser encaminhada fisicamente, protocolada ao setor de análise documental lato sensu/PRPPG, que será entregue ao aluno, acompanhando o Certificado de Pós-Graduação.

No histórico deverá constar a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece os parâmetros gerais a serem seguidos nos Cursos. A resolução que deverá ser citada no histórico variará de acordo com a data de início do Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento, conforme orientação abaixo:

Resolução CFE N° 12 de 6 de Outubro de 1983 para cursos iniciados a partir de 27/10/1983.

Resolução CES/CNE N° 03 de 5 de Outubro de 1999 para cursos iniciados a partir de 07/10/1999.

Resolução CES/CNE N° 01 de 3 de Abril de 2001 para cursos iniciados a partir de 09/04/2001.

Resolução CES/CNE N° 01 de 8 de Junho de 2007 para cursos iniciados a partir de 08/06/2007.

Modelos

1. Requerimento de Certificado de Especialização NOVO (Editável)

2. Modelo de Histórico Escolar do curso de Especialização.