Orientações aos Coordenadores
As atividades acadêmicas dos cursos de especialização ou aperfeiçoamento só podem ser iniciadas após a criação dos cursos pelo Conselho Universitário e registro no sistema do E-mec.
1) Para que seja feita a divulgação do Edital de Ingresso e do Resultado na página da PRPPG, os Coordenadores dos novos Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento devem enviar e-mail proreitor.prppg [at] ufes.br contendo:
Nome do Curso:
Período de Matrícula:
Início Previsto das aulas:
Cópia do Edital ou do Resultado: Nome do Edital ou do Resultado.doc ou pdf
2) No início do curso verificar se todos os alunos aceitos já tenham colado grau no curso de graduação. Se há aluno que ainda não tenha colado grau, o mesmo deverá ser matriculado como “aluno especial”, de acordo com o Art. 59 do Regulamento Geral da Pós-Graduação da UFES.
3) No início do curso, o coordenador deverá solicitar a matrícula dos alunos à PRPPG. Para isso, enviar planilha para o e-mail carlos.andrade [at] ufes.br no modelo abaixo contendo os seguintes dados de cada aluno: Nome completo, Sexo, Data de nascimento, CPF, Curso de graduação, Data de colação de grau na graduação.
(A emissão da carteira de estudante é feita após o recebimento destes dados).
4) Mudanças na grade curricular do curso deverão ser submetidas, antes de implementadas, à aprovação do colegiado tutelar. A Ata da aprovação deverá ser anexada ao Relatório Acadêmico.
5) Até 3 meses após a conclusão do curso, o coordenador deverá elaborar o Relatório Final Acadêmico de acordo com modelo em anexo.
6) Após a aprovação do Relatório Final Acadêmico, o coordenador deverá encaminhar à PRPPG em processos individuais as solicitações de emissão e registro dos Certificados de Especialização.
Fluxograma dos processos de Criação de Cursos de Especialização e Relatório Final, conforme link abaixo:
Fluxo do processos de Criação de cursos Lato-Sensu.
Fluxo do Relatório Final Acadêmico.
Recomendações sobre os Processos Seletivos e Editais de Seleção
As recomendações abaixo foram feitas para os Mestrados e Doutorados, mas também são adequadas para os Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento. Desse modo, solicitamos aos Coordenadores dos Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento que cumpram essas recomendações: