Solicitação de Emissão de 2ª VIA de Certificados

A solicitação de Emissão de 2ª via de Certificados de Cursos de Especialização deve ser feita mediante abertura e encaminhamento de processo à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo Departamento e/ou Centro do Curso ofertado e/ou pela Superintendência de Educação a Distância - SEAD/UFES, caso o curso seja oferecido nesse formato.

ATENÇÃO:

Caso o curso tenha sido finalizado e o Departamento/Centro esteja impossibilitado, por razões administrativas, de abrir o processo de solicitação de confecção de certificado, este poderá ser aberto diretamente na PRPPG pelo aluno, desde que haja registro da conclusão do curso nesta Pró-reitora (relatório final do curso).

O processo deverá conter os seguintes documentos:

1. Requerimento assinado pelo Coordenador do Curso, conforme modelo;
  2. Histórico Escolar (conforme Modelo abaixo) do curso de Especialização (com assinatura digital);
  3. Cópia da Certidão de nascimento ou casamento (deve estar atualizada com as devidas averbações/anotações);
  4. Cópia da Carteira de Identidade (ou outro documento) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) em caso de aluno estrangeiro;
  5. Nada Consta da Biblioteca Central (Atualizado);
  6. Comprovante de pagamento de GRU (necessário para emissão de 2ª via), a ser emitido conforme orientações abaixo.

As cópias de documentos devem estar legíveis e os dados do histórico - nome completo, número de identidade, data de nascimento, etc. - devem ser os mesmos constantes nos respectivos documentos.

Para solicitar a segunda via, é necessário efetuar o pagamento de GRU conforme descrito abaixo:

a) Valor: R$ 110,56 para Registro de diplomas de Cursos de Pós-graduação da UFES (2a via) – Especialização (Resolução 29/2018 CUn / UFES).

b) Acessar: https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru

Preencher os campos:

• Unidade Gestora (UG): 153046
  • Gestão: 15225
  • Nome da Unidade: Universidade Federal do Espírito Santo (Automático)
  • Código de Recolhimento: Selecione a opção 28927-2 (Taxa de registro de diplomas).
  • Clique em avançar e na página seguinte preencha apenas os campos obrigatórios:
  • Número de Referência: 15350200250000016
  • CNPJ ou CPF do Contribuinte: Preencher somente com números
  • Nome do Contribuinte: Preencher com seu nome
  • Valor Principal: R$ 110,56,00 (digite apenas números).
  • Valor Total: Repetir o valor principal R$ 110,56 (digite apenas números).
  • Selecione uma opção de geração da GRU

Modelos:

Requerimento de 2° via de Certificado de Especialização NOVO (Editável)

Modelo de Histórico Escolar do curso de Especialização. NOVO (Editável)