Outras Bolsas Nacionais e Internacionais
Há possibilidade de bolsas de Mestrado e Doutorado (e outras bolsas) no Brasil e no exterior através de empresas, organizações e agências de fomento nacionais e internacionais. Os interessados devem ficar atentos aos informes que normalmente são veiculados na Internet nos respectivos sítios das instituições e em outros, e também divulgados por outros meios.
Convém observar que diversas bolsas no exterior são disponibilizadas através de Acordos de Cooperação Internacional da CAPES e do CNPq com outros países.
A Cooperação Internacional tem o objetivo de desenvolver as atividades da pós-graduação brasileira no contexto mundial em busca de apoiar os grupos de pesquisa brasileiros por meio do intercâmbio internacional.
Essa cooperação é estabelecida com diversos países em acordos como: Estados Unidos (CAPES/Comissão Fulbright), Alemanha (CAPES/DAAD/CNPq), França CAPES/Cofecub) e Argentina (CAPES/MINCyT).
Os interessados devem ficar atentos aos editais específicos publicados nos respectivos sítios das instituições, em especial, no sítio da CAPES e do CNPq:
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional
http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao-cooperacao-internacional/
Novo: Capes divulga resultado parcial do PNPD – Concessão Institucional
A Diretoria de Programa e Bolsas (DPB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou o resultado parcial da chamada do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) destinado às Instituições de Nivel Superior (Ifes). A Capes esclareceu que 41 projetos das áreas Arquitetura e Urbanismo, Artes e Música, Astronomia e Física, Biodiversidade, Ciências Biológicas, Ciências Políticas e Relações Internacionais, Ciências Sociais Aplicadas I, Direito, Ensino, Letras e Lingüística, Planejamento Urbano e Regional / Demografia, Biotecnologia e Zootecnia e Recursos Pesqueiros, estão sendo julgados pelos respectivos comitês e, tão logo saiam os resultados, haverá ampla divulgação.
O prazo para a implementação das bolsas PNPD inicia-se em 1º de novembro, portanto, as Pró-reitorias necessitam fazer chegar à Capes toda documentação necessária para a implementação das referidas bolsas PNPD. Mais informações serão repassadas na reunião com os Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Ifes que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 13, na sede da Capes, em Brasília. Os Projetos Recomendados pela Capes podem ser vistos aqui.