Continuam abertas as inscrições para a quarta edição do Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (presencial e virtual)
A Ufes, por meio do Laboratório de Gestão de Redução de Risco de Desastre (LabGR2D), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD), vai promover a quarta edição do Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (IV CBRRD) entre os dias 9 e 12 de outubro, no Teatro Universitário (campus de Goiabeiras).
Os interessados em acompanhar o evento, que será realizado em formato híbrido (presencial e on-line), já podem se inscrever pelo endereço http://ivcbrrd.site, onde também podem ter acesso à programação do evento. Os valores variam entre R$ 50 e R$ 180 e os comprovantes de pagamento devem ser enviados para eventos [at] fest.org.br. As inscrições para participação no formato presencial podem ser feitas até a manhã do dia da abertura do Congresso, mas são limitadas. Para a inscrição no formato on line o prazo vai até 06 de outubro de 2023.
Realizado desde 2016, o CBRRD teve edições em Curitiba, Rio de Janeiro e Belém. Abordando o tema Gestão de risco de desastre na contemporaneidade brasileira: do local ao global, a quarta edição do evento reunirá especialistas, profissionais, estudantes e o público em geral para discutir e se atualizar acerca do status dos estudos dos riscos e desastres no contexto de sustentabilidade. Além disso, a ideia é abrir amplo debate sobre as condições naturais e o papel da relação entre o ser humano e a natureza, visando contribuir para a prevenção, resposta e resiliência como fatores primordiais para a proteção civil no Brasil.
A palestra de abertura será ministrada pelo professor e climatologista Carlos Nobre, um dos fundadores do Instituto de Estudos Climáticos da Ufes (IEC-ES) e vencedor do Nobel da Paz.
Eixos temáticos
O Congresso abordará seis eixos temáticos, dentro dos quais serão apresentadas pesquisas e práticas tratando de temas como suporte e apoio a novas tecnologias da informação que apoiam o monitoramento de riscos e desastres; monitoramento ambiental e reordenamento territorial; políticas públicas, desenvolvimento e sustentabilidade; educação para a gestão de riscos e desastres; situações de pós-desastre; e intercâmbios entre saberes locais, comunitários e científicos.
Além do LabGR2D, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec); a Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABP-RRD); a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo); a Caixa de Assistência dos Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Mutua); a Pró-Reitoria de Extensão (Proex); o Núcleo de Estudos Ambientais e Urbanos da Universidade de Vila Velha (Neus/UVV); e a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest) atuam como parceiras do evento.