Em 12 anos, Ufes tem 214% de aumento no número de bolsistas em produtividade nível 1 do CNPq

O número de bolsistas em produtividade nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Ufes subiu 214% em um período de 12 anos, conforme compilação de dados feita pela Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG).

No mesmo período, em todo o Brasil, o percentual de crescimento foi de 27,3%, o que mostra que o aumento na Ufes foi sete vezes superior ao dado nacional.

Quando consideradas todas as bolsas em produtividade concedidas pelo CNPq, a Ufes obteve um crescimento de 55,7% no mesmo período, enquanto no Brasil o percentual foi de 30,5%. O crescimento médio, considerando o ano de 2010, foi de 17,8%. No mesmo ano, o Brasil teve uma média de 2,28%.

Atualmente, a Ufes tem 137 bolsistas, sendo 44 de nível 1. No Brasil, são 14.817 bolsistas de produtividade em pesquisa (níveis 1 e 2), sendo que 6.257 são nível 1. Aproximadamente 90% dos bolsistas em produtividade em pesquisa (níveis 1 e 2) do Espírito Santo são professores da Ufes.

Na avaliação do diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Luiz Partelli, “esse crescimento contínuo e consolidado é fruto do trabalho e empenho dos nossos professores, com participação ativa dos nossos estudantes de iniciação científica e da pós-graduação”. Ele lembra, ainda, dos apoios internos e externos recebidos pela Universidade. “Temos contato com recursos provenientes da Fapes, Capes, CNPq, Finep, Fap e convênios com a iniciativa privada”, afirma.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., acrescenta que este crescimento, acima da média nacional, confirma o aumento da qualidade dos cursos de pós-graduação da Ufes que, a cada avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vêm conseguindo conceitos mais altos. “Hoje os PPGs da Ufes com nota 5 e 4 já são 58%. Destaco ainda que este sucesso é fruto também do apoio da Administração Central da Ufes para as ações de pesquisa e pós-graduação e do Propos, o Programa de Melhoramento da Pós-Graduação, criado pela PRPPG em 2013 e revisado em 2016”, destaca.