Mestrado profissional em matemática tem nota máxima em avaliação trienal

Pioneiro entre os cursos de mestrado profissional no país, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) obteve nota cinco na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O PROFMAT opera por meio de uma Rede Nacional, formada por Instituições de Ensino Superior distribuídas em todo o território nacional, nas quais estão matriculados os discentes e onde têm lugar as atividades do programa. A UFES é uma das instituições integrantes desta rede. Para conhecer a localização dessas Instituições Associadas e seus polos (cidades) de atendimento presencial, clique aqui.

O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

A nota máxima para um programa de mestrado na primeira avaliação evidencia a excelente qualidade acadêmica e científica do Profmat.

De 2011 a 2014, ingressaram no mestrado 7.411 professores, dos quais 1.426 já concluíram e formação. Outros 2.880 continuam estudando. Em fevereiro próximo, uma nova turma, de 1.575 educadores, selecionados em 2014, começa a fazer o curso. Alencar explica que a evasão é baixa — cerca de 10% —, mas a maior perda de alunos ocorre no exame de qualificação, prova nacional escrita, com oito questões.

A grande procura de professores de matemática pelo mestrado profissional — a cada processo seletivo anual o Profmat recebe de 16 mil a 20 mil inscrições — e o desempenho, confirmado pela nota cinco na avaliação da Capes, despertaram o interesse dos ministérios da Educação do México e da Argentina. Alencar explica que dirigentes da educação desses dois países conheceram o programa e estudam como implantá-lo.

Mais informações na página do Profmat na internet.

Ionice Lorenzoni - ACS-MEC