Novos editais de ingresso para os programas de Pós-Graduação da UFES
A pós-graduação no Brasil é dividida em dois níveis: o lato sensu (englobando os cursos de especialização e aperfeiçoamento) e o stricto sensu (englobando os cursos de mestrado e doutorado). Os cursos lato sensu visam o aprimoramento da formação profissional. Os cursos de mestrado e doutorado visam a formação profissional mais avançada. O doutorado, especificamente, visa formar professores para atuar nos níveis mais altos do ensino e pesquisadores.
Dentre os cursos lato sensu a UFES oferta anualmente cerca de 20 cursos de especialização. Clique aqui para acessar a lista de cursos em andamento e aqui para acessar as páginas dos cursos com editais de processo seletivo abertos.
No nível stricto sensu, a UFES oferta 55 cursos de mestrado e 21 cursos de doutorado (Clique aqui para acessar as páginas dos cursos), em 55 programas de Pós-Graduação. A maior parte dos Programas trabalha com ingresso anual. Cada Programa tem autonomia para estabelecer a melhor época para realizar o seu processo seletivo. Os dados sobre os requisitos e data de inscrição, provas, vagas, etc. são divulgados através de editais divulgados em jornais em meios eletrônicos. É importante salientar que as regras de ingresso são diferentes para cada curso. Portanto, os interessados devem buscar essas informações diretamente junto aos programas. Isso deve ser feito com boa antecedência porque alguns cursos fazem a seleção por etapas. A maioria dos cursos faz a sua seleção no segundo semestre de cada ano para ingresso em março do ano seguinte.
Clique aqui para acessar os editais de ingresso para os Programas de Pós-Graduação da UFES.