CAPES autoriza criação do curso de mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores na UFES em Alegre
A proposta do Curso de Mestrado Acadêmico se configura como promotora de um espaço de formação, reflexão e produção de conhecimento na área do ensino para os professores que atuam nos diversos níveis e modalidades de ensino na região sul do Espírito Santo, para os egressos dos cursos de licenciaturas ofertadas em Alegre e os advindos de outras instituições.
A gama de objetivos do curso, centra-se no desenvolvimento de práticas docentes que articulem o saber específico de cada área do conhecimento ao saber pedagógico, possibilitando o diálogo entre a universidade e o espaço escolar, fomentando pesquisas que envolvam profissionais, professores e alunos da Educação Básica. O curso objetiva fomentar pesquisas na área da formação inicial e continuada de professores com estudos que abordem a contextualização do ensino, a interdisciplinaridade na prática docente, a transposição didática e a prática educativa nos espaços formais e não formais. Pretendendo fortalecer os cursos de licenciaturas ofertados no CCA e contribuir com a formação inicial dos estudantes dos referidos cursos, o referido programa constituirá um espaço de apoio para esses graduandos, por meio de projetos desenvolvidos pelos alunos da Pós-graduação, especificamente pela abrangência da disciplina Estudos Independentes II que enfoca temas das áreas específicas do conhecimento, priorizando projetos de estudos envolvendo alunos da graduação de cursos de licenciaturas oferecidos no CCA. Com esse enfoque o Programa de Pós-graduação em “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores” busca priorizar a formação científica dos pós-graduandos, a produção e aplicação de conhecimento na área de Ensino, pautados pela ética e pela ação reflexiva. Dentro dessa ótica o programa de mestrado tem em sua proposta os seguintes objetivos:
- Suprir a lacuna existente na região de abrangência do CCA de um programa de mestrado pautado pelas questões que embasam o ensino e a prática docente na Educação Básica;
- Fortalecer e consolidar os cursos de licenciaturas do CCA, por meio da oferta de continuidade e aprofundamento nos estudos dos egressos dos cursos de licenciaturas;
- Fomentar a produção de conhecimento por meio de pesquisas focalizando o Ensino de Física, de Matemática, de Química, de Ciências Biológicas e nas áreas das Ciências Humanas com enfoque interdisciplinar;
- Capacitar profissionais e docentes, em nível de stricto sensu, que atuam na Educação Básica na região sul do Estado e adjacência;
- Desenvolver estudos investigativos na área de formação de professores, contemplando pesquisas voltadas para a formação inicial e continuada;
- Promover o uso de novas metodologias de ensino e práticas escolares, considerando os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais, tendo como referência a concretude e demanda da realidade do sul do Estado;
- Estimular a produção do conhecimento, a produção de recursos didáticos e atividade intelectual, destacando o espaço escolar como espaço de reflexão e cidadania.
PERFIL DO PROFISSIONAL
Pretendemos desenvolver um perfil profissional capaz de estimular os discentes para a reflexão e compreensão da relação entre produção de conhecimentos científicos e a real possibilidade de mediação no processo ensino-aprendizagem, visando à inovação e transformação das práticas docentes e práticas escolares. Um perfil profissional que possibilite ao discente contribuir para resolução de problemas regionais no âmbito educativo, direcionando suas ações em prol do ensino contextualizado e interdisciplinar, valorizando a diversidade humana, social e cultural presente nos contextos educativos. O perfil a ser formado, por meio da vivência no programa de pós-graduação, deverá conduzir o discente a palmilhar o campo de conhecimento específico em interface com os saberes pedagógicos, fortalecido pelas concepções teórica-metodológicas que fundamentam a ação docente.