Expansão acelerada do Universo
O Prof. Emérito da UFMG, Alaor Chaves, apresenta um colóquio sobre a competição entre grupos de pesquisa relacionada à descoberta a mais importante em cosmologia desde a da expansão do universo em 1929, que levou ao prêmio Nobel.
O Prof. Alaor é o autor do importante livro FÍSICA BÁSICA (3 volumes) e também do excelente livro de ficção científica intitulado "NANOCARBON".
DIA: Quinta-Feira (14/05/2015)
Horário: 15:00 h
LOCAL: Auditório do CCE (Centro de Ciências Exatas) (próximo ao IC1,Campus de Goiabeiras)
"Expansão acelerada do Universo" (Sinopse):
Em 1988, um grupo de físicos de Berkeley propôs investigar a variação da velocidade de expansão do universo usando supernovas tipo Ia como velas padrão capazes de medir as distâncias das galáxias longínquas.
O projeto sofreu severas críticas de um grupo de astrônomos de Harvard liderado pela maior autoridade mundial em supernovas. Por pouco o Berkeley Lawrence Lab não aprovou o projeto.
Após 4 anos de fracasso na pesquisa, o projeto começou a dar resultados, o que levou à criação de outro grupo concorrente liderado por um membro de Harvard.
Numa história que revela aspectos importantes e pouco reconhecidos da sociologia da ciência, os dois grupos concorreram. Não faltou vilania na competição.
Em 1998, os dois grupos concluíram simultaneamente que o universo se expande acelerando, não freando, como se supunha. A descoberta, a mais importante em cosmologia desde a da expansão do universo em 1929, levou ao prêmio Nobel, partilhado por membros dos gois grupos.
O grande vilão, o grande especialista em supernovas, ficou fora da premiação.
O colóquio é uma crônica dessa competição.