Nota Informativa - Edital PIIC 2024-2025

Nota informativa

Vimos prestar esclarecimentos à comunidade acadêmica da UFES quanto ao lançamento do Edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) 2024/2025, cujo prazo de inscrições encontra-se aberto de 17/05 a 24/06/2024.

O Piic visa incentivar a carreira científica dos(as) estudantes de graduação, preparando-os(as) para a pesquisa, pós-graduação e para uma melhor atuação profissional. Como parte integrante do Piic, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) engloba os(as) estudantes envolvidos(as) com a iniciação científica que recebem bolsas fornecidas pela Instituição ou órgãos externos de fomento, como o CNPq, a FAPES e o SEBRAE. Tais agências de fomento possuem calendários próprios e independentes da UFES, os quais permanecem inalterados, até o presente momento.

No que se refere ao CNPq, as bolsas atualmente concedidas ao Pibic estão no fim do ciclo e a Diretoria de Pesquisa da PRPPG submeterá, até 23/05, propostas às Chamadas CNPq nº 05/2024 e 11/2024 (Ações Afirmativas) visando a captação de novas cotas institucionais de bolsas. Cabe destacar que ambas as Chamadas destinarão cotas de 12 meses a serem implementadas em 3 ciclos anuais, entre setembro de 2024 a agosto de 2027. Neste sentido, destaca-se a importância da manutenção das atividades do Piic na UFES, uma vez que a sua interrupção impactaria na captação e na contratação de novas cotas de bolsas não apenas no ano corrente, mas nos próximos 3 anos.

Sendo assim, considerando a relevância do Piic na UFES e a importância de se garantir e implementar bolsas para os próximos anos, as quais contribuem, também, com a permanência e subsistência dos(as) estudantes, ratificamos a necessidade de se lançar o Edital 2024/2025 seguindo o calendário tradicionalmente adotado em nossa Universidade.

Comitê Institucional de Iniciação Científica

Diretoria de Pesquisa