UFES cria novo Programa de Pós-Graduação em Agroquímica no Campus Alegre
Confira o edital lançado para a primeira turma do curso de mestrado, em anexo.
O Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (PPGAQ) é interdisciplinar, os trabalhos e projetos são desenvolvidos tendo como foco a aplicação da Química nas Ciências Agrárias e Meio Ambiente. O que norteia as pesquisas e estudos nessa área são os problemas relacionados ao controle de pragas e doenças agrícolas, os impactos ambientais causados pela agricultura. Os trabalhos são desenvolvidos na busca de novas técnicas analíticas, aprimoramento de metodologias de análises de compostos químicos de interesse na agricultura, monitoramento ambiental e no desenvolvimento de novos produtos agrícolas.
Linha de Pesquisa: Química Orgânica
Descrição: Esta linha de pesquisa está relacionada ao estudo de compostos orgânicos naturais e sintéticos que apresentem potencial a serem usados na agricultura no controle de pragas da agricultura e/ou minimizem impactos ambientais causados pelos agrotóxicos convencionais. Os compostos orgânicos extraídos de materiais biológicos e os sintéticos são usados em diversos bioensaios, visando assim, obter novos herbicidas, inseticidas, fungicidas, nematicidas e outros agroquímicos. Esta linha também tem como objeto de investigação a avaliação do manejo agronômico sobre as características dos extratos e metabólitos produzidos por plantas e microrganismos e seus impactos na qualidade do solo e da água.
Linha de Pesquisa: Química Ambiental
Descrição: As atividades de pesquisa pertencentes a esta linha estão voltadas para o desenvolvimento agrícola sustentável. São objetos de estudo o desenvolvimento de métodos de descontaminação ambiental por Processos Oxidativos Avançados; metodologias analíticas para avaliar a contaminação de solos, água e alimentos por pesticidas; aproveitamento de substâncias de origem agroindustrial para a geração de energia elétrica renovável; avaliação da viabilidade do uso de resíduos orgânicos na agricultura; estudo da matéria orgânica em ecossistemas tropicais; avaliação do impacto da mudança do sistema de produção agrícola convencional para o orgânico; avaliação do aproveitamento de fontes alternativas de corretivos de acidez do solo visando a sustentabilidade ambiental; fitorremediação de herbicidas para a redução do risco de contaminação de aquíferos.
Edital de Seleção para Mestrado em Agroquímica (21/03/2016 - 11/04/2016)