Ufes é destaque no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Ufes foi destaque na etapa estadual do Prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professor Francisco Romeu Landi. Dos 23 pesquisadores e profissionais de comunicação classificados, 15 são da Ufes. E os classificados para a etapa nacional nas cinco subcategorias são todos da Universidade. O resultado foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) nesta quarta-feira, 6.

Os prêmios foram assim distribuídos: pesquisador destaque nas subcategorias Ciências da Vida (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde), Ciências Exatas (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Tecnologia), Ciências Humanas (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, Letras e Linguística); pesquisador inovador nas subcategorias Setor Empresarial e Setor Público; e profissional de Comunicação.

De acordo com o regulamento, a etapa estadual premia os ganhadores em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria/subcategoria com apoio por meio de auxílios à participação em eventos nacionais e internacionais, além de placas em homenagem.

A etapa nacional inclui os concorrentes indicados pelas 26 fundações de amparo à pesquisa do país. Vão representar o Espírito Santo nessa etapa os professores da Ufes Fábio Luiz Partelli (Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Ceunes); Wanderson Romão (Programa de Pós-Graduação em Química); Maria Lúcia Teixeira Garcia (Departamento de Serviço Social), Alberto Ferreira de Souza (Departamento de Informática), Rodrigo Ribeiro Rodrigues (Núcleo de Doenças Infecciosas) e a jornalista Lidia Gurgel Neves Hora (Superintendência de Comunicação - Supec).

A premiação nacional será de R$ 114 mil, sendo distribuída da seguinte forma para cada uma das categorias: certificado, troféu e R$ 10 mil para o primeiro colocado; certificado, troféu e R$ 6 mil para o segundo colocado; e certificado, troféu e R$ 3 mil para o terceiro colocado.

Visibilidade

Com a realização do prêmio, o Confap busca reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores com trabalhos de grande potencial e/ou contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo do Brasil, e profissionais da área de Comunicação atuantes na difusão de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação e, por consequência, do Ecossistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Dessa forma, o Conselho procura incentivar a realização e a ascendência da qualidade e da divulgação das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação do Brasil, contribuindo para o processo de integração entre pesquisadores dos diferentes estados brasileiros e incrementando a difusão e a divulgação dos avanços no campo do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação; entre outros objetivos.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Freepik