Ajuda de Custo

Ajuda de custo é a modalidade de auxílio para custear despesas com hospedagem, alimentação e locomoção urbana, concedida somente a alunos nos seguintes casos:

  • para apresentação de trabalho em evento científico,
  • para realização de atividades inerentes a sua pesquisa de dissertação/tese.

Os pedidos de ajuda de custo deverão ser feitos exclusivamente por meio de processo digital, e encaminhados para Coordenação de Acompanhamento de Recursos e Projetos – CARP/PRPPG. Para garantir o recebimento antes do compromisso os pedidos devem ser encaminhados com no mínimo de 40 (quarenta) dias de antecedência da data do compromisso.

As solicitações devem ser encaminhadas individualmente, não serão aceitos processos com mais de uma solicitação.

Os valores de ajuda de custo, serão estipulados pelo coordenador ou colegiado do programa de pós-graduação, no caso de uso da verba PROAP/CAPES, conforme orientações abaixo:

  1. O valor máximo de ajuda de custo em todo território nacional, será de R$ 320,00 por dia com pernoite, e de R$ 160,00 nos dias sem pernoite.
  2. O valor máximo de ajuda de custo para o exterior, será o valor limite que um professor receberia (em diárias), para participar do mesmo evento, no mesmo local (cidade ou país) e durante o mesmo período de tempo.

 

As solicitações de ajuda de custo PROAP/CAPES deverão conter os seguintes itens:

1) Formulário de solicitação devidamente preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica através do Protocolo Web - Lepisma pelo Coordenador do Programa e professor ou orientador do discente.

2) Folha de divulgação do evento (somente para o caso de participação em evento).

3) Documento comprobatório de aceite de trabalho para apresentação (somente para o caso de participação em evento).

4) Documento que comprove o agendamento da atividade a ser realizada, (agendamento de visita técnica, agendamento de uso de laboratório, matrícula em disciplina, etc.) exceto para eventos.

5) Comprovante de cadastro na plataforma SUCUPIRA do discente (ficha de inscrição)

6) Nós casos de coleta de dados será obrigatório o preenchimento do formulário de coleta de dados

7) A documentação de solicitação de ajuda de custo deve ser encaminhada para a CARP/PRPPG, a abertura (autuação) do processo de solicitação e o envio da documentação e de responsabilidade do PPG.

 

Atenção:

  1. Para o pagamento de ajuda de custo, só serão aceitas conta poupança da Caixa Econômica Federal ou conta corrente de quaisquer outros bancos convencionais, em nome do beneficiário (discente), não pode ser conta conjunta ou conta corrente de bancos digitais.
  2. A prestação de conta, deverá ser realizada para todas as solicitações de ajuda de custo, a prestação será encaminhada após o término do evento (visita técnica, trabalho de campo, participações em congressos e outros), maiores informações em prestação de contas na página da PRPPG.
  3. O processo de prestação de contas deve ser aberto (autuado) pelo PPG.
  4. Não é necessário juntar ao processo a cópia do trabalho a ser apresentado, nem sua página inicial.
  5. Se a viagem não for realizada, deverá ser feita a devolução do valor já recebido. Para tanto, a Coordenação de Acompanhamento de Recursos e Projetos - CARP/PRPPG (Financeiro da PRPPG) deverá ser formalmente comunicado do motivo da não realização da viagem que a partir de então providenciará uma Guia de Recolhimento da União – GRU para ser encaminhada à secretaria do programa. Essa solicitará ao beneficiário que faça o pagamento e, em seguida, enviará o comprovante a Coordenação de Acompanhamento de Recursos e Projetos - CARP/PRPPG (Financeiro da PRPPG).

 

Como Instruir o Processo Digital de solicitação de ajuda de Custo.

1) Capa do processo com o assunto "Assuntos Diversos > Congressos, Conferências, Seminários, Simpósios, Encontros, Convenções, Ciclos de palestras, Mesas redondas.

2)  Resumo do assunto “Ajuda de Custo – (PROAP ou informar qual o nome da outra fonte) - PPG em xxx - nome do beneficiário”.

OBS: Os alunos de mestrados acadêmicos e doutorados poderão receber o auxílio tanto pelo PAPETEC(link is external)(link is external) quanto pelo recurso PROAP/CAPES do respectivo programa, mas não cumulativamente. (Informamos que auxilio pela PAPETEC não está disponível).

Formulários

  1. Formulário ajuda de custo

  2. Formulário de coleta de dados

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910